sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ajudando a parar de roer unhas.

Olá, pessoal.

Ter um blog falando sobre unhas envolve muito o público feminino mas o post de hoje eu vou falar de assunto que envolve todos os gêneros e idades: Roer unhas também chamado de Onicofagia.


Os fatores que podem levar a roeção são nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Se você acha que um desses fatores são bem frequentes e te fazem roer unha, tente controlar de alguma maneira. Pode ser também algum transtorno mental ou emocional.


Roer unhas é um ato ruim para a saúde bucal e do organismo. Quando a unha é roída as bactérias e vermes que ficam entre a unha e a carne são passadas para a boca e consequentemente para o organismo. Os instrumentos usados por manicures funcionam da mesma forma, mas ao invés de passar pra dentro do organismo passa de pessoa para pessoa, o que é bem pior.

Quem tem compulsão por roer unhas pode roer não só as unhas, mas também a pele e as cutículas sendo assim, abre uma nova porta de entrada para esses patógenos. Uma unha ou pele danificada pode restringir o seu das mãos. Dores podem atrapalhar as ações do dia a dia.

Roer unhas também danifica os dentes. O atrito da unha com o esmalte dos dentes ocasiona seu desgaste gerando, futuramente, cáries e sensibilidade dentária.

Como resolver este problema?

Bom, tudo começa com uma reeducação comportamental. É preciso que você se esforce para não roer mais as unhas.

Segundo ponto, existem milhões de 'receitas' de misturas para se colocar nas unhas. Pimentas, esmaltes com gosto azedo dentre outras. Uma misturinha que eu sugiro é:
- 2 colheres de sopa de adoçante
- 5 gostas de pimenta
- vidro vazio de esmalte

Com essa mistura o gosto sentido na boca será uma mistura de doce com picante, um gosto super INDESEJADO. Passar uma vez a cada 3 dias é uma boa frequência, pois passar todo dia pode ser muito forte para algumas unhas e também há os banhos e a quantidade de tempo em contato com a água.

OBS: Não leve as mãos aos olhos, senão não será só a boca ardendo.

Homens, não sejam preconceituosos em cuidar das unhas, as mãos bem cuidadas dão outra impressão em relação as mulheres. #ficaadica.

Espero que o post tenha ajudado a quem roe as unhas e gostaria de parar. Um beijão e até a próxima.

Informações tiradas de pesquisa na internet: Wikipédia e blogs independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário