quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lixando as unhas

Olá, pessoal, to aqui de volta.

Bom, eu tenho uma proposta de todas as quintas postar alguma curiosidade sobre unhas, cuidados... Essas coisas. Resolvi fazer esse post sem muita noção ainda de como abordar os assuntos porque é uma proposta nova, então, peguem leve, estou novata. Hahaha

Primeira coisa, lixar a unha não é algo que se possa fazer com pressa. Dar aquela ajeitadinha até vai, mas dar molde à unha não pode ser às pressas pois é preciso atenção e observação para que elas fiquem alinhadas entre si e com tamanho similares. 

Já ouvi dizer que lixar estimula o crescimento das unhas, isso não é verdade. O que faz as unhas crescerem, principalmente, é a alimentação. Quando se come coisas saudáveis com proteínas e vitaminas que fazem bem a unha, seu processo de crescimento é acelerado sem contar que as unhas ficam mais fortes e mais difíceis de serem quebradas, mas não é por isso que você vai achar que se começar a comer agora vai fazer diferença, é preciso uma continuidade da alimentação, dia após dia.

Uma informação de grande importância é maneira como você lixa e qual lixa é usada.


(imagem e parte das informações retiradas do: www.unhabonita.com.br)

• Lixas:
1ª - Papelão: São as mais conhecidas por serem encontradas com muita facilidade. Elas tem duas faces: uma mais áspera e outra mais lisa. A mais áspera é como se fosse para "tirar o grosso" e a mais lisa é mais fácil de fazer acabamento e moldes das unhas.

2ª - Vidro: Depois de muito tempo usadas elas perdem a função, sem contar que podem quebrar então colocá-la perdida pela bolsa para dar aquela ajeitadinha na unha no meio do dia não é muito indicado para esse tipo de lixa.

3ª - Papelão gordinho: Sim, ele tem um acolchoado no meio. Em geral não duram muito por sua lixa ser muito fininha podendo quebrar ou dobrar, mas são ótimas pra finalizar também.

4ª - Com faces: Também são de fácil acesso e vem com a ideia de deixar as unhas com aspecto de esmaltadas com base, mas deve-se tomar cuidado, o uso intenso dessa lixa deixa a camada da unha espessa, com que leva à unhas mais fracas e quebradiças.

5ª - Minis: Bom, unha não escolhe nem hora nem lugar pra dar uma quebradinha ou lascadinha. Essas mini lixas são ótimas para serem carregadas na bolsa, ocupam pouco espaço e cumprem seu papel por mais que não durem tanto. Mas também, essas lixas, quando compradas, costumam vir várias e não são caras, então vale a pena.

6ª - Metal: Particularmente falando (escrevendo, rs) já usei muito essa lixa quando mais nova, ela não é muito grossa, ou pelo menos a minha não era, então machuca pouco se não usada com cuidado. Como usei quando era criança, acredito que a minha mãe tenha me dado por esse motivo. Hoje não a utilizo mais pois é muito demorada pra lixar completamente as unhas.

Falando de modo geral, há duas dicas que, pesquisando, acho importante mencionar:
• Lixar as unhas quando elas estão esmaltadas: Quando há uma cor por cima da unha é possível ver com mais clareza qual o formato que ela está tomando.
• A mão espalmada facilita ao lixar: É preciso esticá-la numa superfície lisa e olhar as unhas de cima para ter uma visão melhor de como ficarão lixadas. Flexionar os dedos na palma da mão não costumam sair com o desenho correto.

Bom, como não sei por experiência própria, todas as informações sobre lixar unha, fiz esse post baseado em outros nos quais pesquisei para obter as informações mais corretas e mais simples para vocês.

Espero que tenham gostado. Um beijo e até a próxima :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário