quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Doenças da Pele Associadas à Manicure e Pedicure

Olá, pessoal.

O post de hoje leva um tema importante não só para as mulheres que fazem unhas, mas homens também. Todos, desde crianças até adultos.

Doença de pele é um papo sério. Quem nunca ouviu falar sobre micose? Mas não é só esse não, pode passar várias outras doenças como hepatite B, hepatite C e até a AIDS.

Primeiro vamos conhecer um pouco mais sobre essas doenças:

►Micose:


A micose é muito fácil de ser encontrada como em praias, piscinas, bichinhos de estimação e também no material de manicure e é muito fácil de se espalhar, principalmente no verão que é quente e úmido em sua maioria. É de fácil proliferação em áreas como o couro cabeludo, axilas, virilhas, entre os dedos... Lugarem com pouco ventilação, com umidade e quente. Ter a micose não significa falta de cuidado, mas ela exige um cuidado maior de higienização e tratamento quando adquirida. Os sintomas são, de início, manchas na pele, descamamento da pele e unhas descascando.


►Hepatite B:


Sabe aquele "bife" que a manicure tira, ou até mesmo você? Cuidado, pois o alicate ou o pau de laranjeira podem transmitir a Hepatite B que silenciosamente pode ser fatal. As pessoas que adquirem essa doença podem não apresentarem sintomas, mas podem estar sofrendo de graves doenças no fígado como uma cirrose ou câncer. Podendo outros apresentarem sintomas simples de uma gripe, como dores musculares, cansaço, febre... Esse vírus pode ser encontrado em diversos lugares como, por exemplo, fluidos corporais e isso inclui sêmen, fluidos vaginais e até saliva. É transmitido quando esses fluidos entram no organismos através de cortes na derme ou contato íntimo.

►Hepatite C:


Um sintoma aparente dessa doença é o amarelado dos olhos. A principal forma de transmissão desse vírus é o contato com um sangue já contaminado. No caso quando o material como, por exemplo, alicate não é bem esterilizado e teve contato com o sangue de alguém que tá possui esse vírus no organismo é possível que haja contaminação. Também é transmitido pelos barbeadores, agulhas de injeção, de acupuntura, de tatuagem, quando colocados piercings e brincos, ou seja, quais quer objetos que possam cortar ou furar a pele não limpos e/ou esterilizados da devida maneira. Atualmente, a sua maior forma de transmissão é através do uso de drogas ilícitas.

►AIDS:


Quem nunca ouviu falar da AIDS, não é mesmo? A AIDS ficou muito conhecida nos anos 80 e 90 pelos famosos que contraíram esse vírus imuno supressor. A AIDS não é só transmitida através do ato sexual, por mais que essa tenha sido a maior forma de propagação até hoje. Pode não apresentar sintomas no início do processo mas, posteriormente, apresente queda no sistema imunológico fazendo com que a pessoa tenha qualquer tipo de doença muito mais fácil e o organismo não consiga combater. Uma leve gripe pode ser fatal em alguns casos.

Agora, aqui vão as dicas para evitar todas essas doenças:

- Prefira sempre pelos materiais descartáveis e produtos específicos para pés e mãos e/ou tenha sempre um kit pessoal à mão com o seu alicate, o seu pau de laranjeira etc..
- Fazer as unhas demonstra que você tem cuidado consigo mesmo e é higiênico mas cuidado, ao fazer com que as unhas fiquem bonitas pode abrir uma porta para bactérias e fungos como fazer as cutículas. Elas são barreiras protetoras e fazendo-as, é uma barreira a menos no seu organismo.
- Hidratar mãos e pés também é uma boa dica, pois com a pele hidratada, as rachaduras e rompimentos da pele são menos frequentes. E mesmo que você não possa evitar os "bifes", com a hidratação a base de uréia a pele fica mais macia, e diminui parte da pele mais dura.

Esses são cuidados básicos que podem ser feitos diariamente. Pode parecer ser pouco, mas já é alguma  coisa.

•OBS1: A Hepatite B é a mais preocupante entre as manicures porque é uma doença que não demonstra sintomas durante anos e algumas pessoas acabam transmitindo à outras sem saberem.
•OBS2: Não coloquei foto dos sintomas da AIDS porque não é um sintoma certo, são vários e depende do imunológico de cada pessoa. Mas um que é característico de muitas pessoas que contraíram esse vírus são as erupções na pele. Manchas arredondada e avermelhadas.

Eu espero muito ter informados algumas pessoas. Também espero que tenham gostado deste post. Compartilhem para mantes o máximo de pessoas informadas. Um beijão no coração de vocês :*

2 comentários:

  1. Muito bom alertar e falar sobre doenças, pois todos devemos ter todos os cuidados devidos. Sempre bom levar seu próprio kit (como você mesmo falou), vai ajudar muito!!

    http://asideiasdalari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecimento nunca é demais!

      Excluir